Yahoo confirma que espia o e-mail dos utilizadores

Quem ainda tem e-mails do Yahoo? Podem não ser muito populares aqui em Portugal, mas por todo o mundo há vários milhões de pessoas com endereços @yahoo.com ou outra terminação de domínio local.

E o que muita gente não sabe é que este serviço de e-mail, outrora um serviço muito usado há quase 20 anos, espia os e-mails dos seus utilizadores e lê os e-mails para adequar publicidade.

O serviço Yahoo, criado em 1997, na altura vivia sem publicidade. Assim como muitos e-mails daquele tempo. Mas com o passar dos tempos, o lucro falou mais algo e e-mails como Yahoo e Gmail são hoje baseados em publicidade.

Em 2013, a Yahoo “levou” com 6 processos pelas suas práticas de ‘scanning’ de e-mails para efeitos de publicidade, Os processos alegavam que as pessoas que não tinham conta Yahoo não tinham aceite os termos em que o e-mail podia ser “visto” para efeitos comerciais.

Agora, advogados pedem 4 milhões de dólares por se sentirem lesados. Mas os utilizadores não vão ver nem um cêntimo desta receita.

 

Relacionado: GhostMail – e-mail grátis e encriptado!

 

O Yahoo concordou em alterar o seu algoritmo para a leitura ser feita automaticamente por um servidor e depois “apagada”, criando no entanto grandes dificuldades perante esta alteração.

Mas, até vermos, existe um facto irrefutável: o Yahoo, entre outros, lêm o teu e-mail. Pensa nisto da próxima vez que enviares um e-mail para uma conta Yahoo.

Para mais informações sobre a acção apresentada contra a empresa, consulta o artigo do site arstechnica.

 

#ruicruz

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets