Aceder a redes wireless com WPS é muito fácil em Portugal

Loading...

WPS é um método mais rápido para te ligares a uma rede wireless. Mas se é rápido para ti, para um hacker também pode ser.
O WPS IWifi-Protected Setup) é um método de ligação a uma rede wireless que não precisa de password. Basicamente, vais ao teu router e carregas no botão WPS, e no teu smartphone ou PC activas um “scanner” de WPS. Se ambas as coisas forem feitas ao mesmo tempo, consegues-te ligar sem precisares e saber a senha.
Embora este método seja para facilitar, facilita também os hackers. Já vimos routers (normalmente, mais os routers da NOS) com este problema, e por isso, vimos-te avisar disto.

 

O problema

Embora o protocolo seja seguro, podemos també nos ligar a WPS com um “pin”. O problema é que o pin que vem em alguns routers é um pin “default”, ou seja, vem de fábrica. E se vem de fábrica… há quem o saiba, e disponibilize.

 

A solução

Esta app para Android que te vamos mostrar pode fazer um scan automático a todas as redes que estão perto de ti pelos pins que são disponibilizados pelo fabricando. Se não tiverem sido alterados, consegues assim entrar numa rede wireless. E se isso acontecer, se não for a tua, desliga-te imediatamente e informa o seu proprietário, se souberes quem é.
No entanto, se for a tua, tens que procurar na página interna do router onde alterar estas definições. Por norma, se não souberes, podes ligar para o teu ISP que eles ajudam-te nisso.

Relacionado: Xiaopan – sistema operativo pera crackar redes Wireless

 

Para resumir…

Embora o WPS seja um bom método para facilitar o acesso a wireless, há muitos routers em Portugal que estão desprotegidos e por isso devem ser estes problemas corrigidos urgentemente.
Pronto para testares as redes que estão à tua volta? Então clica aqui:

WPSApp

PS: depois de instalares, podes fazer um scan, clicares na rede e fazeres connect, em seguida clica em “use all pins” e espera até veres se consegues entrar

Partilhe no Facebook
Loading...