WhatsApp vai partilhar os teus dados com o Facebook e outras empresas mas há forma de evitar isso

O WhatsApp é provavelmente o mais popular sistema para trocar mensagens e chamadas sem usar o plano de tarifas GMS da operadora de telemóveis.

Recentemente o WhatsApp obteve chamadas e mensagens encriptadas, mas mesmo assim o WhatsApp continua a não ser seguro.

A falta de segurança prende-se com a forma como as mensagens são guardadas no dispositivo móvel que as recebe e não à encriptação em si.

 

Mas, agora, para piorar ainda mais a situação, o WhatsApp anunciou que irá partilhar os teus dados com o Facebook, bem como outras empresas associadas à rede social.

Os novos termos e condições que deves aceitar para continuar a usar o serviço ditam isso mesmo. Além do Facebook, as empresas da “família do Facebook” também vão ter acesso a, pelo menos, o teu número de telemóvel. Outros dados podem também ser partilhados.

 

Como posso impedir isso?!

Para quem já usa o WhatsApp há uma forma de impedir que isso aconteça, embora não seja fácil perceberes como o podes fazer. Mas o Hackers Portugal, que se preocupa com a tua privacidade, diz-te como o fazeres:

  • Se já aceitaste os novos termos, clica em Definições > Conta, e aí podes desactivar a opção de partilhar os dados com o fvacebook.
  • Se ainda não aceitaste os termos, quando te for pedido para os aceitares, carregas no botão verde que os permite ler (sim, porque deves sempre ler os termos do serviço que usas…) e depois, no final dos termos, tens uma checkbox que te permite não partilhar os teus dados com as empresas do facebook.

Caso tenhas dúvidas, podes ver aqui as imagens passo-a-passo de como executar isso.

 

É importante conheceres todas estas situações antes de usar o WhatsApp. Se estás desconfortável no uso desta ferramenta, recomendamos-te  o Signal. E… sabias que a encriptação do WhatsApp é, na realidade, “código” do Signal numa parceria entre as duas empresas?

Não te fies na cópia, usa o Signal que é o original.

 

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets