Apesar da encriptação, o WhatsApp não é tão seguro quanto tu pensavas

  • ATENÇÃO – não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.162.164.247 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Apesar do WhatsApp ter adoptado encriptação há alguns meses, o messenger continua a não ser seguro.

    Embora a encriptação tenha permitido uma maior qualidade da segurança das comunicações, um investigador de segurança conseguiu provar que é possível recuperar mensagens já apagadas num determinado dispositivo.

     

    O problema

    O WhatsApp usa uma base de dados chamada SQLite para guardar as conversações dentro dos smartphones. Mas, quando a aplicação do WhatsApp indica que uma mensagem é para ser apagada, a mensagem limita-se a ser marcada como apagada. Mas não é realmente apagada do sistema.

    Isto permite que, em análises forenses, se possa aceder às mensagens através da base de dados.

    O problema foi identificado por um investigador de segurança, que, admite que não deve haver um pânico geral, mas enumera algumas possibilidades de isto ser prejudicial para os utilizadores:

    • As entidades judiciárias podem pedir à Apple que entregue um backup dos teus logs, caso tenhas o iCloud activado no iPhone e guardes lá estas configurações
    • Quem tiver acesso físico ao teu telemóvel pode usar ferramentas de análise forense para aceder aos chats apagados
    • Etc

     

    Relacionado: iCloud grava e loga tudo o que fazes e pode entregar estes dados às autoridades

     

    whatsapp-768x447

     

    O que fazer?

    Provavelmente não sabes isto, mas a encriptação do WhatsApp é na realidade “copiada” (com autorização, e apoio) do Signal. É a mesma encriptação, a mesma (alta) qualidade.
    Portanto, perguntamos… para quê usares uma cópia, se podes usar o original?

    Signal é uma aplicação que permite enviar e receber mensagens, bem como chamadas e MMS. Estas comunicações são encriptadas entre utilizadores Signal e permitem uma maior privacidade do que a rede GSM disponibiliza.

    Ao usares o Signal, estás a usar a mesma qualidade da encriptação do WhatsApp, mas muito mais fiável, já que uma análise forense do Signal revelou que a aplicação não “leaka” qualquer dado que te possa comprometer, ao contrário do WhatsApp.

     

    A decisão é a tua. A falta de privacidade também.

    Partilhe no Facebook
    Loading...