VeraCrypt: O sucessor do TrueCrypt

TrueCrypt foi durante muitos anos, até ao passado mês e Abril de 2014, o mais usado programa de encriptação da Internet. Após ter a equipa de desenvolvimento ter parado o projeto, aparece VeraCrypt, um derivado do TrueCrypt original.

O VeraCrypt é um programa de encriptação para o disco ou volumes. O programa adiciona uma segurança reforçada para os algoritmos usados na criptografia de partições e de sistema tornando-se imune aos novos desenvolvimentos em ataques de força bruta.

Por exemplo, quando a partição do sistema está encriptada, o TrueCrypt usa o PBKDF2-RIPEMD160 com 1000 iterações coisa que no VeraCrypt acontece com 327670. E para outras partições e recipientes padrão, o TrueCrypt usa no máximo 2000 iterações, mas o VeraCrypt usa 655340 para RIPEMD160 e 500000 iterações para SHA-2 e Whirlpool.

Esta segurança aprimorada adiciona algum atraso apenas para a abertura de partições encriptadas sem qualquer impacto no desempenho para a fase de utilização do aplicativo. Isto é aceitável para o legítimo proprietário, mas torna muito mais difícil para um invasor obter acesso aos dados encriptados.

O formato de armazenamento do VeraCrypt é incompatível com o formato de armazenamento do TrueCrypt. Podem contudo ser usadas em conjunto como forma a duplicar a já segurança aplicada.

Download e mais informações no website oficial.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Sobre o autor

Rawstring
Há coisas bem melhores que ficar no computador.. Tal como ficar na cama com teclado e rato wireless.. :)
Floating Widgets