Tribunal Europeu determina que empresas podem monitorizar chats de funcionários

Um Tribunal Europeu – European court of human rights (ECHR) – deu razão a uma empresa que espiava os chats dos seus funcionários, afirmando que esta empresa tinha o direito de o fazer.

Por isso, se a tua empresa proíbe – e está escrito que o proíbe – o uso da Internet da empresa para uso pessoal, pensa duas vezes antes de o fazeres.

O caso envolve um cidadão Romeno que foi despedido em 2007 depois da empresa para onde trabalhava ter descoberto que ele estava a usar o Yahoo Messenger para comunicar com a sua noiva e irmão.

O Tribunal determinou que a empresa não tinha violado o seu direito à privacidade porque era normal que a empresa tivesse que verificar que o seu empregador estivesse a trabalhar no que lhe era solicitado.

Esta decisão (podes ler a decisão completa aqui) faz jurisprudência em qualquer país que tenha ratificado a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Como comunicar de forma segura

Este é apenas mais um exemplo da importância que as comunicações seguras devem ter no nosso dia-a-dia. Aqui ficam alguns artigos cuja leitora e implementação são praticamente obrigatórias para que as comunicações não sejam vigiadas e sejam encriptadas:

 

#ruicruz

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets