Todas as contas de e-mail (sim, mesmo todas) do Yahoo foram afetadas no maior ataque de hacking da história

Loading...

Todas as contas de e-mail (sim, mesmo todas) do Yahoo foram afetadas no maior ataque de hacking da história

Conforme noticiámos há cerca de um ano, várias contas do serviço de e-mail Yahoo teriam sido atacadas. No entanto na altura estimava-se que o número total das contas tivesse sido de 500 milhões.

No entanto, um ano mais tarde, veio-se a descobrir que o número de contas era muito maior do que o inicialmente apontado.
A empresa foi adquirida pela Verzion que efetuou, junto de peritos externos, uma auditoria de segurança para saber estes e outros problemas.

A auditoria identificou que não eram 500 milhões de contas mas na realidade eram 3 biliões de contas, ou seja, todas as contas do Yahoo!, sem exceção, que tinham sido atacadas em 2013.

[ads]

Isto quer dizer que, se tinhas uma conta do Yahoo! em 2013, os hackers ficaram a saber o teu nome, e-mail, número de telefone, data de nascimento, passwords cifradas com MD5, e em alguns casos, respostas às perguntas de segurança.

Se estas informações forem bem usadas, com técnicas de engenharia social, é possível aceder ilegitimamente a outros serviços.

 

Mas há mais…

Sabias que o Yahoo espia os utilizadores, e confirmou precisamente essa informação recentemente? Eis o que escrevemos no nosso artigo há algum tempo:

Em 2013, o Yahoo “levou” com 6 processos pelas suas práticas de ‘scanning’ de e-mails para efeitos de publicidade, Os processos alegavam que as pessoas que não tinham conta Yahoo não tinham aceite os termos em que o e-mail podia ser “visto” para efeitos comerciais.

O Yahoo concordou em alterar o seu algoritmo para a leitura ser feita automaticamente por um servidor e depois “apagada”, criando no entanto grandes dificuldades perante esta alteração.

Mas, até vermos, existe um facto irrefutável: o Yahoo, entre outros, lêm o teu e-mail. Pensa nisto da próxima vez que enviares um e-mail para uma conta Yahoo.

 

O que posso fazer para me proteger?

Muda de serviço de e-mail. O ProtonMail ou o Mail2Tor são boas alternativas. Desta forma, os teus e-mails ficam encriptados e seguros em servidores seguros que não recolhem os teus dados.

 

Partilhe no Facebook
Loading...