Teclado para iOS e Android espia utilizadores – 40 milhões de utilizadores afetados

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.166.233.99 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Criadores da app dizem representar 40 milhões de utilizadores, em Android e iOS. Foram apanhados a recolher e gravar numa base de dados insegura várias informações.

    A aplicação chama-se AI.Type e é um dos “keyboards” com mais downloads na Play Store e App Store. Isso não lhes tira a reputação de terem sido apanhados a recolhe dados enquanto tu os escrevias (ou seja, um keylogger). E foram apanhados não por transmitirem os dados de forma insegura, mas por os guardarem numa base de dados insegura.

    A base de dados, com cerca de 577GB, é uma MongoDB que estava mal configurada em termos de segurança. O investigador de segurança  da romtech Security Center, que ao contrário do que a empresa diz refere que os registos são de 31 milhões (e não 40 milhões) investigou de forma detalhada a situação.

    A app pede permissões “totais” e guarda e envia para servidores externos várias informações sobre ti: nome, número de telemóvel, dispositivo (marca e modelo) IMEI, país, e-mail, informações de perfil nas redes sociais, IP, etc.

    Esta app tem dicionários para vários idiomas, incluindo Português, por isso poderás ter instalado, ou um amigo ter instalado esta app. Nesse caso, deves remove-la imediamtane.te

     

    Este é apenas mais um dia na longa lista de apps que tem abusado em defraudar as tuas espectativas em relação à tua privacidade.

     

    Partilhe no Facebook
    Loading...