Certamente já ouviste falar no Signal. Se não, podes ver este post no Hackers Portugal onde falamos um pouco sobre as suas funcionalidades.
Basicamente, a aplicação permite fazer chamadas e enviar SMS através da Internet de forma encriptada. Esta aplicação está disponível para iOS, Android e existe uma versão beta para Desktop que funciona com o Google Chrome. O Signal é ainda recomendado pelo Snowden.
E, por falar no Signal desktop, sabias que eu (Rui Cruz) sou tradutor para Português da aplicação para Desktop? 🙂
Continuando a falar do Signal, esta aplicação permite-te trocar mensagens e chamadas encriptadas sem teres que saber o que é uma “chave” ou uma “cifra”. E isto é bom para todas as pessoas. Mas quando perdes ou te roubam equipamentos, podes também estar seguro em relação à utilização do Signal? Claro que sim.
De acordo com Jonathan Ździarsk, técnico forense das novas tecnologias, o Signal para iPhone com técnicas intrusivas de detecção de informação não dá a conhecer qualquer dado teu, que permanece na aplicação e é confidencial:
This is everything that comes off an iPhone from the Signal app with backup or forensics tools. Virtually nothing. pic.twitter.com/tyPStYlQbQ
— Jonathan Ździarski (@JZdziarski) February 24, 2016
Este investigador de segurança vai até mais longe e diz que o Signal é a única aplicação que ele recomenda que funciona de forma segura:
Signal is the only third party messaging app I would actually endorse. See the EFF’s retro style scorecard for why https://t.co/8QNgTvbRe3
— Jonathan Ździarski (@JZdziarski) February 24, 2016
Se tudo isto ainda não te fez instalar o Signal, o que te fará?
Faz já o download aqui: