As 8 dicas mais importantes para teres um smartphone Android mais seguro

Loading...

Hoje em dia ter um smartphone seguro é muito importante. É nestes equipamentos que tens muita da tua vida digital e precisas de a guardar tendo em conta uma possível perda, roubo ou simples boa prática de segurança.

O Hackers Portugal decidiu escrever as dicas mais importantes para colocares o teu telefone Android seguro – ou pelo menos mais seguro. 🙂

 

Confere as dicas:

Activa o bloqueio de ecrã com password
Hoje em dia, impressões digitais não são o suficiente, pois até estas podem ser copiadas com simples plasticina. O mais seguro é introduzires uma password sempre que o teu smartphone esteja bloqueado.
Para fazeres isso, vai a Definições > procura por Tipo de bloqueio de ecrã > e selecciona Palavra-passe. Aqui, podes definir uma palavra passe para sempre que tiveres o ecrã bloqueado, só poderem aceder aos teus conteúdos com a palavra passe correta.

 

Desactiva o Smart Lock
Provavelmente já ouviste falar no Smart Lock que te permite desbloquear o teu smartphone quando tens equipamentos, localizações ou outras coisas perto de ti. Isto está errado, pois tanto equipamentos, como sítios, como a tua voz e outros dados podem ser “copiados” e enganar assim o smartphone para se desbloquear sem código.
Para uma máxima segurança, desactiva todas as opções em Definições > procura por Smart Lock.

 

Activar a segurança em dois passos
Como o Android e o Google hoje em dia estão sempre sincronizados, se alguém tivesse acesso à tua conta Gmail poderá saber os teus contactos, localização do teu dispositivo, ou mesmo formata-lo.
Para minimizares este risco usa este link para configurares a tua conta Google com a segurança de dois passos.

 

Usa os Administradores de dispositivo
Esta é uma dica pouco explorada mas muito útil. Na sequência da dica anterior, se usares este sistema e perderes o smartphone ou o roubarem, podes remotamente bloquea-lo, saber onde ele está ou apagar todo o teu conteúdo.
Para activares vai a Definições > procura por Administradores de dispositivo > e selecciona Android Device Manager. Depois, basta ires aqui para, caso tenhas algum problema, administrares remotamente o teu Android.

 

Usa apenas apps verificadas
Para tua segurança, instala sempre aplicações do Google Play. Outras aplicações podem ser uma porta de entrada para problemas no teu smartphone e alguns desses problemas podem ser problemas de privacidade e segurança sérios.
Inibe também a instalação de aplicações desconhecidas indo a Definições > procurando por Origens desconhecidas, e desactivando a opção.

 

Usa um antivírus
É sempre bom usar um antivírus. Consulta aqui a nossa lista de antivírus grátis para Android e escolhe o que melhor se adaptar a ti.

 

Não te ligues a uma rede wireless aberta e/ou desconhecida
Quando te ligas a estas redes, as tuas informações podem estar a ser vistas e capturadas por terceiros. Se tiveres que te ligares a redes como as redes Free da FON ZON ou MEO WIFI, aproveita e usa uma VPN para te protegeres.

 

Encripta os dados do teu Android
Como dica final, sempre que o teu smartphone possibilitar (a maioria dos dispositivos recentes permite) encripta os teus dados no teu Android. Para isso precisas de uma password no ecrã de bloqueio de telefone conforme indicamos na primeira dica. Consulta este tutorial do Pplware sobre como encriptar o teu Android.

 

Esperemos que estas dicas te tenham sido úteis! 🙂

 

Partilhe no Facebook
Loading...