São “apenas” 1,400,553,869 passwords disponíveis na net – será que estás afetado?

Loading...

Mais uma grande lista de passwords, com cerca de 41Gb de informação, foi divulgada num fórum da Deep Web.

A informação foi recolhida da Deep Web pela 4iQ, que verificou que a maioria das informações são antigas. No entanto, 14% dos usernames e passwords expostos não foram ainda usados e estão agora disponibilizados em clear texto para qualquer pessoas os usar.

Entre os serviços afectados, isto é, os serviços que foram atacados por hackers, encontram-se Bitcoin, Pastebin, LinkedIn, MySpace, Netflix, YouPorn, Last.FM, Zoosk, Badoo, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public, Exploit.in, entre outros.

A lista é extensa, e não é por ser uma lista com algumas informações “velhas” que é uma má lista. As pessoas podem dizer que “é uma password velha” e logo de seguida dizerem “ahhh mas eu ainda a uso no <inserir nome do site aqui>”.

Como posso ver se estou afetados?

A forma automática de ver esta informação é entrares no site Have I Been Pwned e indicares o teu e-mail. Ele vai pesquisar nos vários leaks e informar-te de que “leak” o teu e-mail foi afectado. No entanto, nem todos os leaks do ficheiro de 41GB estão nesse site.
Se pretenderes procurar apenas na base de dados deste ataque, encontrada na Deep Web, envia um e-mail para verification@4iq.com com o assunto “Password Exposure Check”. Dentro de um dia recebes todas as passwords que a lista contém bem a partir do teu e-mail.

 

O Top das passwords.

Aqui fica o top das 40 passwords utilizadas. Algumas são bastante obvias, mas outras nem por isso. Se por acaso usas alguma destas passwords, altera-a imediatamente.

Partilhe no Facebook
Loading...