Recebe uma notificação quando um profissional de saúde acede aos teus dados clínicos

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.161.82.122 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Esta é provavelmente uma das poucas ferramentas que o Governo tem criado e faz sentido. Como sabes, há muita coisa “geek” que o Governo cria e não faz sentido. Esta parece ser uma boa excepção.

    O SNS – Serviço Nacional de Saúde tem um portal onde te podes registar ou aceder para veres coisas como consultas marcadas, tratamentos, informações clínicas e… acessos.

    A parte dos acessos permite saber quem, quando e em que instituição de saúde acedeu ao teu registo clínico. Isto é útil para várias informações, como por exemplo para saber se, quando vais a uma consulta, o método consulta o teu resumo de saúde ou adiciona informação ou se, por outro lado, está a “despachar-te” e nem sabe, clinicamente falando, quem tu és.

    Por outro lado, se existir um acesso indevido, convém seres também notificado disso para poderes saber porque é que alguém acedeu aos teus registos.

    Seja como for, esta informação deve estar activa para tua segurança.

     

    Como activo isto?

    Para activares esta função tens que ir ao Portal do SNS aqui.

    Deves fazer login com username e password ou, se não estás registado, clicar no botão pata te registares. Para aqueles que têm leitor de cartão do cidadão, podem autenticar-se com esse dado.

    Em seguida, devem ir a Dados Pessoais e depois a Autorizações. Em alternativa podes simplesmente carregar neste link.

    Vai-te aparecer uma imagem como esta:

     

    Presta atenção a todas as opções, especialmente a esta, que deverás marcar como Sim: “Quero ser notificado quando um profissional de saúde credenciado consultar a minha informação clínica registada, nos diversos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde, através da Plataforma de Dados de Saúde.”

    E pronto. Cada vez que alguém aceder aos teus dados, irás receber um e-mail. Desta forma, sabes se o médico cuidou MESMO de ti e também detectas acessos indevidos.

     

    Partilhe no Facebook
    Loading...