Ramsomware descodifica os teus ficheiros se… leres artigos sobre cibersegurança

Loading...

Este Ransomware é diferente. Podemos até dizer que é um mal menor: ajuda as pessoas a educarem-se na área da cibersegurança.

Denominado de Koolova, este ransomware vai-te descodificar os ficheiros se te educares a ti mesmo sobre ransomware e como o evitar, ao leres dois artigos sobre o tema.

Descoberto pelo investigador de segurança Michael Gillespie e divulgado pelo BleepingComputer, o ransomware não é “profissional” e está mal “feito”, mas cumpre o seu objectivo: se infectado, ensina as pessoas.

Cabe à pessoa infectada interiorizar o que lhe aconteceu e… aprender com os erros. Porque, desta vez, recupera os ficheiros gratuitamente!

No caso da pessoa não querer ler os artigos, aí é outra história. Aparece um relógio com um tempo específico e se nada fizeres dentro desse tempo, ele apaga-te os ficheiros.

Embora seja uma forma de educar, esta actividade é ilegal. Mas, mais vale este ransomware do que outro que te obrigue a pagar milhares de euros, não achas?

 

Relacionado: lista de antivírus grátis

 

Fui infectado por outro ransomware, e agora?

Chegaste ao local certo para poderes recuperar os teus ficheiros, se tal for possível. Primeiro não pagues nada. Pelo menos até saberes se este nosso método te pode ajudar.

Em seguida, dirige-te a este site e envia dois ficheiros encriptados bem como os sites que eles te indicam para ires e pagares. Neste momento o site tem oito ferramentas diferentes para decriptar mais de uma dezena de tipos de ransomware.

O site, com o nome de “No More Ransom”, foi criado pela uma polícia estrangeira, a Europol e duas empresas de segurança.

Portanto, antes de pagares, consulta este site, que é actualizado frequentemente com mais chaves e formas de reaveres os teus ficheiros.

Partilhe no Facebook
Loading...