Qual é a altura ideal para dares um smartphone a uma criança?

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.198.3.15 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Muitas pessoas têm problemas em decidir quando é a melhor altura para dar o primeiro smartphone a uma criança. Vamos tentar ajudar nessa decisão.

    Os adultos vêm de forma diferente a altura de dar um smartphone a uma criança. Isto porque existem diversas variáveis, a mais importante é talvez a variável de se sentirem à vontade com um “pedaço” de tecnologia que tem sempre alguma responsabilidade – mesmo que esteja limitado nas comunicações ou no seu uso.

    Embora a idade mais comum seja entre os 9 e 11 anos, existe um projeto online chamado Wait Untill 8th (espera até ao 8º ano) que pede aos pais que esperem até aos 14 anos, apresentado para isso vários pontos cientificamente provados, como por exemplo:

    • Os smartphones são viciantes, tirando as crianças do “ser criança” e colocando-as num mundo tecnológico. Existem ainda estudos que dão como provada a relação entre uma criança viciadas num telemóvel e um adulto viciado em álcool.
    • Os smartphones distraem a criança do estudo, e um estudo deu como provado que crianças que estão proibidas de usar o smartphone com notas más acabam por ter notas boas, e que se continuarem com restrições no seu uso mantém o nível dessas notas.

    Podes ler aqui os argumentos completos.

    Mas afinal, qual é MESMO a idade certa?

    Embora não exista uma resposta certa, podemos com a tecnologia minimizar os danos que podem ocorrer do uso do smartphone.~

    Em Android, podes utilizar um perfil restrito, uma funcionalidade do próprio sistema operativo que te permite manter certas apps e funções desativas no smartphone. Podes ver aqui, na ajuda oficial do Google, como criar um perfil destes, e dares o smartphone à criança com estas alterações.

    Por outro lado, já falámos aqui de uma forma de bloquear uma app com código, seja ela qual for, e por isso podes utilizar isto no smartphone para evitar que a criança aceda a algumas apps que tu não “deixas”.

    Podes ainda junto do teu operador limitar (ou mesmo desativar) os dados móveis para que a criança só possa usar um determinado número de MB ou GB por mês ou ainda não permitir que sejam feitas renovações automáticas dos dados.

     

    Seja qual for a idade ou a tua escolha, consegues com estas dicas escolher em segurança.
    Podes visitar ainda o site Miúdos Seguros na Net para obteres mais dicas de como proteger as crianças dos riscos online.

    Partilhe no Facebook
    Loading...