ProtonMail chantageado e alvo de ataques DDoS há vários dias

O serviço de e-mail encriptado mais popular do último ano, ProtonMail, está a ser alvo de um massivo ataque de DDoS e a foi chantageado para pagar uma soma de valor para este ataque parar.

Na madrugada de 3 de Novembro o ProtonMail recebeu um e-mail chantageador a pedir dinheiro. De seguida, levou um ataque DDoS durante 15 minutos. A equipa do e-mail encriptado entendeu a mensagem e começou a preparar-se para resolver a situação.

Mas no dia seguinte os ataques continuaram, não só contra os IPs do ProtonMail mas também contra as infraestruturas do datacenter onde eles estavam alojados. O ataque foi tão forte que deixou várias empresas e bancos offline.

Foi a partir daí que o datacenter e outras empresas começaram a fazer pressão para o ProtonMail pagar o valor solicitado, o qual foi feito para a conta de Bitcoin 1FxHcZzW3z9NRSUnQ9Pcp58ddYaSuN1T2y. Mas a partir daí existiram novos ataques, ainda mais fortes.

Estes ataques tiveram uma magnitude tão grande que os chantagistas do e-mail tiveram que vir dizer ao ProtonMail que estes ataques não eram deles. Ficaram com medo, provavelmente.

Com a polícia e entidades do Governo Suíço em acção, conseguiram já fazer alguns progressos. Mas ainda não está tudo resolvido, embora o ProtonMail esteja online e offline por momentos, eles criaram uma campanha para angariar donativos e terem melhor hardware para se protegerem de DDoS. O valor dos donativos já é cerca de dez mil dólares.

A equipa do ProtonMail disse que “não iria parar de lutar” por nós, os cidadãos que temos direito à privacidade.

O serviço está com acesso limitado, mas se não tens acesso agora tenta daqui a uns minutos, porque o ataque pode ainda não estar mitigado.

 

Sobre o ProtonMail: o ProtonMail é um e-mail encriptado, alojado na Suíça, que tem duas passwords: uma password normal para acesso e outra para encriptação do teu e-mail. Sem esta password, nem o datacenter nem a equipa do ProtonMail conseguem ler os teus e-mails. Apenas e só tu. Se queres aderir, vai a ProtonMail.ch e regista-te na lista de espera, e passado algumas semanas receberás um e-mail para te registares.

 

#protuga

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets