Portáteis Dell vêm com malware pré-instalado

Similar ao Malware encontrado nos computadores Lenovo – três vezes – a Dell também está alegadamente a instalar malware nos seus computadores.

A descoberta foi feita pelo programador Joe Nord, e chama-se eDellRoot.

Este malware permite que ao navegares num site com HTTPS (ligação segura e encriptada) alguém com conhecimentos moderados na área da informática possa interceptar e descodificar o teu tráfego.

Para informações técnica sobre este malware podes verificar o blog do Joe.

 

Como detectar se estou infectado?

Sabemos à partida que pelo menos os seguintes modelos estão afetados:

  • Dell Inspiron 5000 series
  • Dell XPS 15
  • Dell XPS 13

Para verificares se outros modelos de portáteis Dell estão infectados vai ao Iniciar > Executar > escreve “certmgr.msc”, procura a pasta com o nome “Trusted Root Certification Authority” (ou algo similar em Português) e depois vai até aos Certificados. Se encontrares o certificado eDellRoot, clica com o botão direito do rato e usa a opção remover. Se não encontrares, quer dizer que não estás infectado.

Outra forma de não seres afectado por este malware é usares o FireFox, porque ao contrário do Chrome e do Edge, este detecta o certificado como sendo inválido e avisa-te.

 

Se conheces alguém com computadores Dell, mostra-lhes este artigo, para que eles fiquem sempre seguros quando navegam online.

 

#protuga

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets