Passwords do Gmail e Yahoo à venda na Deep Web – vê aqui se a tua conta está vulnerável!

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.198.3.15 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Mês após mês os hackers conseguem fazer conquistas de dados ilegítimos. E nem as grandes empresas estão a safo.

    Desta vez, um hacker está a vender na Deep Web um milhão de passwords de contas Gmail e Yahoo, bem como uma combinação de outros dados provenientes de ataque a servidores como os do LinkedIn, Tumblr, MySpace, Last.FM, Yahoo! e VK.com (além de outros).

    Os dados disponíveis para compra neste mercado negro são o e-mail, password (não encriptada) e nomes de utilizador. O hacker conhecido como “SunTzu583” listou as suas ofertas em mais do que um marketplace da Deep Web.

    Eis algumas imagens disponibilizadas pelo HackReed destes “negócios”:

     

    Como posso ver se estou protegido?

    Em primeiro lugar há uma regra de ouro que deves seguir: nunca uses a mesma password em mais do que um site.

    Isto elimina quase 90% da possibilidade de ataques deste tipo te poderem afectar já que as empresas normalmente quando sabem de contas afectadas forçam a o reset da password. Mas não é tudo o que precisas!

    Para veres se foste afectado podes usar um destes sites:

    • Have I Been Pwned – neste site podes consultar uma grande lista de ataques que motivaram exposição de dados informáticos. Basta indicares o teu e-mail e ele faz uma pesquisa. Tens ainda a hipótese de ser notificado caso isso aconteça no futuro. Neste momento há cerca de 2,138,314,128 contas registadas, que identificam o site de onde foram “obtidas” as informações.
    • Hacked-DB – este serviço é igual ao anterior e também mostra as mesmas informações. Mas por segurança faz a pesquisa nos dois sites.

    Se encontrares algum dos teus e-mails vulneráveis deves fazer o seguinte:

    • Alterar a tua password em todos os sites que usem a mesma password
    • Activar o segundo fator de autenticação no maior número de sites possíveis (incluindo Gmail, Facebook, etc.). Vê aqui instruções para cada um dos sites e clica em “Docs” para aceder às referidas instruções.

     

    Por último, partilha esta informação com os teus amigos que possam também estar afectados.

    Partilhe no Facebook
    Loading...