O porquê de não haver hacks para alguns jogos online

Todos os dias recebemos mensagens sobre como arranjar “hacks” ou “cheats” para jogos online, então, aqui vamos tentar explicar o porquê de, no geral, ser quase impossível tal coisa e normalmente acabam a ficar sem as suas contas.

Servidor – Esta parte é responsável por disponibilizar o conteúdo
Cliente – Esta parte é responsável por requisitar o conteúdo ao Servidor, e entregá-lo ao jogador, na maior parte dos casos no próprio browser.

Código de jogo no Servidor
O código de jogo no Servidor é quando o motor de jogo fica alojado num Servidor. Para cada cada pedido do Cliente um código é executado no Servidor que resulta no envio do resultado para o Cliente em formato HTML. Normalmente este tipo de jogo tem uma performance mais lenta devido a restrições dos próprios servidores.

Este código é quase impossível de ser alterado pelo jogador (e muitas vezes pelos próprios hackers), pois ele reside num servidor protegido cujo acesso é muito restrito.

Código de jogo no Cliente
O código de jogo no Cliente é quando o motor de jogo fica alojado no browser do jogador. O código é executado no Cliente apenas. O utilizador consegue facilmente ver o código fazendo apenas “Ver – Código da página”. Este código é muitas vezes usado em formulários de validação como entrada de texto (se está vazio ou não), validação de endereços de email, etc. É mais rápido que executando o mesmo no Servidor.

Existem muitos programas por aí que dizem ser capazes de fazer hacks em jogos como o “Clash of Clans”, são todos falsos, porquê? Aqui porquê:

Qualquer programa que diga fazer “Hack de Gemas” não vai funcionar porque a informação está alojada no Servidor, por isso, editar qualquer informação no Cliente teria que ser posteriormente confirmada pelo servidor. Por outras palavras, não existe forma de “hackear” estes jogos.

E se, por alguma razão, alguém descobriu uma forma de o fazer, e essa informação chegou ao público, por norma estes erros são corrigidos no próprio dia ainda. Este tipo de jogos são desenhados de forma a que o Jogador não consiga passar do Cliente para o Servidor. Para o fazer, teria que ganhar acesso ao servidor onde as informações do jogo estão guardadas, e modificar de forma a ganhar algo. Isto é quase impossível de ser fazer de forma automática ou mesmo manual. Era o mesmo que tentar conseguir informação de crédito de um website como por exemplo a Amazon. É extremamente difícil e improvável que tal coisa seja feita, e é ilegal. Mas, fugas acontecem de tempos em tempos.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Sobre o autor

Rawstring
Há coisas bem melhores que ficar no computador.. Tal como ficar na cama com teclado e rato wireless.. :)
Floating Widgets