O Google guarda todas as tuas pesquisas e até detecta o movimento dos teus olhos

Se sempre gostaste de privacidade, esperemos que não estejas a usar o Google como motor de busca.

É que, como já deves ter ouvido falar, o Google guarda todas as tuas pesquisas. Mas, o que provavelmente nunca tinhas ouvido falar é do “eye tracking”, um estado que o Google faz todos os anos para saber o comportamento do teu olhar quando visitas e pesquisas no Google.

Em relação às pesquisas, já aqui mencionámos no post “Consulta aqui o que o Google sabe sobre ti” que o Google guarda uma vasta quantidade de informação tua na sua “cloud”. Entre essa informação encontra-se o histórico de pesquisas. Poderás aceder ao post para veres como podes eliminar esse histórico.

Mas nunca falado no “eye tracking”, ou “percepção do olhar”. Esta técnica faz parte de um estudo que o Google faz todos os anos para saber onde é que as pessoas clicam.

 

56d78b4c407663.48598406

Como podes ver por esta imagem, o Google sabe mais ou menos onde clicas e o que vês. Ou seja, a parte esquerda central do ecrã é a parte que mais influencia as pesquisas.

Este estudo mostra também que as pessoas estão a ignorar mais os anúncios, tornando-os assim mais irrelevantes.

O resumo do estudo pode ser encontrado aqui.

 

Mas há uma forma de resolver isto. Usando outros motores de busca alternativos.  A saber:

 

DuckDuckGo

O DuckDuckGo é um motor de busca que não deixa qualquer rasto no utilizador. As pesquisas não são alteradas conforme a percepção do Google sobre aquilo que queres encontrar. Ao entrares no site com Google Chrome, ele dá-te a hipótese de colocares o DuckDuckGo como pesquisa predefinida.

 

Ecosia

O Ecosia é um motor de busca que respeita a tua privacidade, funcionando de forma semelhante ao DuckDuckGo. A principal diferença está que, ao pesquisares, estás a ajudar a plantar uma árvore.

 

Existem ainda outros motores de busca que respeitam a tua privacidade, podes conhecê-los aqui.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets