O Facebook usa o teu smartphone para gravar o som à tua volta

O Facebook admite que o faz, mas que apenas o faz para nos ajudar. Acreditas?

A professora Kelli Burns, da Universidade de South Florida, admitiu que o Facebook poderá estar há vários anos a usar esta ferramenta para gravar tudo o que tu estás a dizer.

No seu estudo, para poder validar a sua afirmação, a professora descobriu que o Facebook estava a mostrar anúncios de coisas que estavam a ser ditas passivamente ao pé do telefone.

O Facebook garante na sua página de ajuda que não grava as conversas, mas que utiliza o som para nos ajudar a identificar uma música ou para outros efeitos. A função da identificação de som apenas está disponível nos Estados Unidos mas poderá estar brevemente disponível na Europa.

Relacionado: Acede ao Facebook pelo Tor para estares mais protegido

 

Já em 2014 o Hackers Portugal alertou para que a quantidade de permissões que o Facebook pede:

A aplicação, se instalada, permite que se leiam mensagens de telemóvel e enviem sem saberes quais foram lidas, fazer chamadas sem o teu conhecimento, tirar fotografias e vídeos, gravar áudio, ler os teus contactos, ler todo o cartão de contacto, adicionar e ler eventos (mesmo os confidenciais), modificar contactos, acesso total à rede (modificar wifi, ligações de rede, etc.) apagar ou modificar dados do SD Card, procurar e remover contas associadas ao telemóvel, alterar informações áudio, entre outras coisas.

 

Por outro lado, quem sua o m.facebook.com num browser móvel como o Chrome para Android, está constantemente a ver as “ofertas” de instalação do Messenger para Android. O mesmo acontece no iOS.

 

Como editar isto

Podes desativar o uso do microfone nas permissões da aplicação do Android ou do iOS. Desta forma, o Facebook não irá gravar ou ouvir nada. No entanto, terás que fazer isso depois de instalares as aplicações, ou seja, terás primeiro que dar permissão para usar o microfone e depois remove-la.

Aconselha-se ainda a que, sempre que exista uma actualização do Facebook, verifiques as permissões para confirmares que o microfone continua sem permissão de acesso à aplicação.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets