O Facebook monitoriza as tuas mensagens privadas por actividades criminosas, e denuncia-te à polícia

Desde há alguns meses que o Facebook tem um mecanismo que permite espiar as tuas mensagens em busca de actividade criminosa e denunciar-te à polícia se for o caso.

Este mecanismo já foi usado para apanhar pedófilos mas pode ser usado para apanhar qualquer coisa que possas estar a fazer e que não “devas” fazer.

O responsável de segurança do Facebook, Joe Sullivan, em entrevista à Reuters, afirmou que o software monitoriza indivíduos que têm um uso “estranho” da rede social.

 

Dois casos a reter

Um homem acima dos trinta anos estava a ter conversas de cariz sexual com uma jovem de 13 anos. Planeou encontrar-se com ela no dia seguinte. O software detectou a conversa e remeteu um pedido a um funcionário do Facebook para que este a leia. Depois de lida, o funcionário avisou as autoridades e ele foi detido no dia seguinte. (fonte)

Num outro caso, o Facebook divulgou 62 páginas de logs, fotos de perfil, chats e outras informações quando um potencial assassino foi sinalizado. Entretanto o homem em causa suicidou-se. (fonte)

 

Se pretendes alternativas de comunicação, podes por exemplo usar o hack.chat ou outros métodos de comunicação mais seguros que o Facebook.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets