No dia em que foi descoberta a identidade do criador da Bitcoin, a polícia invadiu-lhe a casa

Satoshi Nakamoto era o nome pelo qual era conhecido o criador – ou criadores – da moeda Bitcoin. Esta moeda é uma criptomoeda digital, um sistema de pagamentos em código aberto que substitui o dinheiro.

Um bitcoin (a unidade da moeda Bitcoin) pode ser transferido usando um computador ou um telemóvel sem necessidade de passar por eutoridades financeiras e reguladoras internacionais numa questão de segundos.

É por isso uma ameaça ao sistema económico actual, que, embora relutante, já tenha tentado “abraçar” esta nova tendência. Mas em vez de abraçar, é mais fácil invadir a casa do seu criador.

 

O criador da Bitcoin

Satoshi Nakamoto é na realidade Craig Steven Wright, de acordo com investigações feitas pela Wired e pelo Gizmodo. Ele tem 44 anos e vive na Australia.

Obviamente, isto chamou a atenção de muita gente – incluindo a polícia. No mesmo dia em que a sua identidade foi conhecida, cerca de 10 agentes da polícia entraram na sua residência e revistaram-lhe a casa e a garagem.

Coincidência? Talvez não.

Embora a polícia tenha emitido um comunicado a indicar que isto não está relacionado com as recentes notícias sobre a criptomeda, há que pensar que isto foi tudo muito rápido.

Será este o criador da moeda mais poderosa da última década? Só o tempo – e a investigação da polícia em relação às suas finanças – o dirá.

 

#protuga

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets