Mil milhões de contas e passwords disponíveis na net – consulta aqui se és um dos afectados

Loading...

 

O número é considerável e aumenta semanalmente. Hoje em dia, quando se atacam sites, não se pretende apenas expor os dados mas sim usar os dados expostos para penetrar noutros sistemas.

Por exemplo, se o Twitter fosse atacado e se usasses a mesma password no Facebook ou no teu Gmail, provavelmente estes serviços seriam também afectados.

É este o modus operandi dos hackers, mas há um site que pretende avisar-te deste problema.

Já aqui falámos várias vezes do Have I Been Pwned, um site do Troy Hunt, um guru bastante conceituado que fala de segurança, Cloud e outros assuntos na sua conta do Twitter.

O site mantém uma lista de ataques informáticos, colocando sempre que possível uma descrição do ataque, a data em que aconteceu bem como quem o efectuou.

 

Como posso ver se estou afectado?

É simples. Basta ires ao site Have I Been Pwned e colocares o teu e-mail. Ele indica-te se foste afectado quais as empresas que foram afectadas. Dá-te ainda a possibilidade de, pedindo, seres notificado de novos ataques de forma instantânea. Isto é útil para saber quem te “atacou” e como te podes proteger.

[ads]

 

Como posso assegurar-me que a minha password é boa?

Existe um site, do qual já falámos, que tem uma lista “infinita” de passwords já “crackadas” disponível. A tua boa password tem que ser uma password que nunca tenha estado nesse site.

Vamos por partes:
– primeiro vai a este conversor de texto para MD5 e escreve a tua password.
– em seguida, copia a hash
– por último, coloca a hash no Finder Insider Pro

Se a hash for “encontrada”, e for mostrada a tua password, então a password é fraca porque mal alguém se apodere dos dados, ficas automaticamente exposto.
Se a hash não for encontrada, então tens mais hipóteses da password ser mais difícil de descobrir e crackar.

Partilhe no Facebook
Loading...