Keylogger pré-instalado em mais de 460 modelos de portáteis HP – descobre aqui como o remover!

Loading...

A HP é conhecida por colocar, “acidentalmente”, keyloggers e outas “prendas” nos seus computadores e laptops.

Desta vez, foi a vez de mais de 400 modelos de laptop ficarem infetados com mais este “engano” da empresa. Recordamos que não há muito tempo a mesma empresa foi notícia aqui por instalar bloatware nos computadores das pessoas sem autorização.

A descoberta desta vez foi feita por um investigador de segurança, ZwClose, que fez um tweet polémicos relacionados com esta falha. Pouco tempo depois, divulgou publicamente a informação. A falha afecta apenas o sistema operativo Windows, em todas as suas versões.

A HP admitiu o erro, que, para variar, atribuiu a um engano. Em comunicado, a empresa afirmou tratar-se de um “debug trace” (algo que está presente no código para poder ver o comportamento de certas aplicações.
No entanto a HP garantiu que não tem acesso ao keyloger, embora pessoas com acesso físico ao PC possam ter efetivamente acesso.

 

Como me posso proteger?

Agora que a HP admitiu o que fez, a solução é fácil. Como o keylogger estava inserido na app Synaptics,
Para te protegeres basta ires a este link e selecionares o modelo do teu HP. Se o modelo não estiver listado, então estás vulnerável. Se estiver, basta carregares no link para fazeres o download do update, neste caso do update do driver afetado, para que o problema deixe de existir.

 

Se conheces alguém com um portátil HP, convém partilhares com ele esta informação.

Partilhe no Facebook
Loading...