FBI quer o código fonte do iOS para criar uma backdoor

O FBI está a aumentar a “parada” em relação à Apple. Na batalha judicial que está a ser travada nos USA, o FBI veio requerer agora, em tom de ameaça, que a Apple forneça o código fonte do iOS para que os programadores do FBI possam criar uma backdoor.

Depois da mensagem de Apple e da dica que publicámos sobre como colocar uma password imune a qualquer backdoor, parece que agora o FBI decidiu colocar ainda mais pressão sobre a gigante tecnológica.

O FBI solicitou recentemente o código fonte do iOS bem como a assinatura electrónica necessária para executar software modificado.

De acordo com a acção de 43 páginas enviada pelo DoJ (Department of Defence), é indicado o seguinte:

“Pelas razões apresentadas acima, o FBI não pode modificar o software no iPhone do Farook sem acesso ao código-fonte e assinatura electrónica privada da Apple. O governo não quis obrigar a Apple a dar estes dados porque acreditava que tal pedido seria menos plausível para a Apple. No entanto se a Apple prefere este método, esta será uma alternativa que requer menos trabalho por programadores da Apple “.

 

Embora este pedido não diga taxativamente que a Apple tem que dar o código fonte do iOS, vários especialistas em segurança afirmam que esta é uma técnica do FBI para obrigar a Apple a criar uma backdoor.

 

Mesmo com uma backdoor, estás seguro

Recentemente o Hackers Portugal publicou um tutorial de como podes proteger o teu iPhone caso exista uma backdoor no software da Apple. O processo passa por criares uma password mais forte, capaz de demorar anos (décadas até) a ser adivinhada pelo método de ‘brute force’.
Se queres proteger o teu iPhone, consulta o nosso artigo aqui.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets