ICANN (e Facebook) quer divulgar nomes e moradas de todos os responsáveis de domínios na net

A fúria na Internet não chegou a Portugal, mas um pouco por todo o mundo várias pessoas escreveram à ICANN para que não permitisse a divulgação de nomes e moradas dos responsáveis de domínios em Portugal.

Hoje em dia um domínio pode ter estar “protegido”, evitando divulgar o nome e morada de quem o registou. O termo técnico é whois privacy ou whois protected e em vez de aparecer o nome e morada de quem regista o domínio aparece uma designação e morada genérica que é comum a milhões de pessoas.

Empresas como a NameCheap e a Godaddy têm serviços de whois pagos e obviamente, caso a ICANN avançasse com a sua ideia, iria ser uma quebra de vendas para estas empresas, entre outras.

domain-name-ss-1920-800x450

 

A ICANN é a entidade gestora de vários TLD (Top Level Domains) como os domínios .com e com os seus parceiros (onde se inclui o Facebook e a empresa MarkMonitor) quiseram fazer passar uma proposta para obrigar todos os domínios “comerciais” a mostrarem as suas identidades.

Por “comerciais” entende-se todos os domínios que lucrem com o site, ou com donativos ou através de publicidade.

Ora, a Internet não gostou e criaram-se sites, entre eles o respectourprivacy.com e o savedomainprivacy.org que apelaram a que os utilizadores enviassem uma mensagem à ICANN a mostrar o seu desagrado.

 

Ontem terminou o tempo para ser enviada a mensagem e espera-se uma resposta sobre toda esta situação em menos de um mês. Será que a Internet vai perder mais um pedaço da sua privacidade? Se tal acontecer, não se esqueçam de agradecer ao Facebook!

Podes ler a proposta completa aqui.

 

#tog

 

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets