Hackers continuam a ensinar outros hackers. Há mais aulas na Deep Web este fim de semana.

À semelhança do que tem acontecido nas últimas duas semanas, a rede OnionIRC está empenhada em ensinar jovens curiosos e hackers.

Mas, há uma pergunta que muita gente tem feito: ser hacker é ilegal? A resposta é simples: depende.

Em Portugal, nos termos da Lei n.º 109/2009, de 15 de Setembro (Lei do Cibercrime) o acesso não autorizado a sistemas é punível, bem como a tentativa de intrusão. Mas há pessoas que o fazem legalmente, sendo exemplos aquelas pessoas aquelas que atacam os seus próprios sistemas em casa para testarem as respostas, ou aquelas que, como profissionais, têm autorização escrita da entidade a atacar.

Estas aulas, embora não tenham certificação, são aulas ocasionalmente práticas que podem ajudar a desenvolver os conhecimentos a um futuro hacker do bem (whitehat), aqueles que protegem sistemas contra intrusos.

 

O horário das aulas:

Neste fim de semana o horário é o seguinte:

  • Sábado pelas 23h: Hacking: What It Is and Isn’t (Hacking: o que é que isto é e o que não é) – aula dada no canal de IRC #school4lulz
  • Domingo à noite (ainda sem hora confirmada): Anonymous, Hacktivism & Civil Disobedience (Anonymous, hacktivismo e desobediência cívil) – aula dada no canal #class

 

Então, como me ligo à OnionIRC?

Precisas do Hexchat e do Tor Browser Bundle. O servidor de IRC a usares é onionirchubx5363.onion na porta 6697 com SSL. Mas para quem não percebe de IRC, basta ver este tutorial e tentar ligar-se ao servidor das imagens do lado direito (o OnionIRC).

Se quiseres usar o Tor Messenger – mais recomendado e mais simples – poderás ver este tutorial em Português.

Depois de estares ligado à rede, aqui ficam alguns comandos para entrares em canais de interesse:

  • /Join #portugal – canal em Português onde podes obter ajuda de como configurar o teu cliente de IRC
  • /join #school4lulz – canal da aula de sábado
  • /join #class – canal da aula de domingo

 

Esperamos-te lá! Porque aprender não é crime.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets