Hacker entra em 100.000 routers… e torna-os mais seguros

Parece um Arrow da Internet. Parece um filme. Um conto de fadas. Mas… é real.
Um hacker entrou em 100.000 routers que estavam desprotegidos e que tinham a Wireless aberta, e obrigou os seus utilizadores a colocar passwords nas suas redes Wifi.

De acordo com a Symantec, o virus que infectou os routers chama-se Linux.Wifatch e segundo a empresa que achou “o código estranho”, este vírus “de uma forma geral, parece que o autor do vírus estava na realidade a tentar com que os routers ficassem menos vulneráveis em vez de os usar para ataques informáticos”, pode ler-se no comunicado.

 

Como é que este vírus funciona?

É muito simples.
Basicamente, o vírus liga-se a uma rede peer-to-peer que distribui alertas informáticos. Assim que o vírus detecta um router vulnerável, este avisa o utilizador para alterar a password defaut do router e para colocar uma password na rede wifi.
O vírus parece não conter códigos ou payload que permita efetuar ataques DDoS coordenados ou qualquer outro tipo de actividade.

O Linux.Wifatch foi descoberto em 2014 pelo investigador de segurança Loot Myself, que escreveu na altura um post no blog dele onde além de descrever com grande detalhe este vírus, diz que o autor do vírus tem bugs no código. 🙂

Aqui está um “vírus” com um final feliz. Concordas?

 

#protuga

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets