Teclado GO Keyboard para Android apanhado a correr malware no teu smartphone

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.226.172.30 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • São mais de 200 milhões de instalações vulneráveis a correr malware e a enviar informações para os servidores do teclado, algo que não devia ser possível.

    O GO Keyboard é um dos teclados mais usados em todo o mundo – literalmente. Tem mais de 200 milhões de downloads e é o “supra sumo” dos teclados.

    No entanto, a empresa AdGuard, especialista em malware, detectou que o GO Keyboard refere que não partilha dados com ninguém na App Store, tem uma política de privacidade que  contradiz essa informação e mal se instala, comunica com vários servidores e faz o download de cerca de 14 MB de dados.

    Isto, pelo menos, em todas as versões anteriores à publicada no dia 22 de Setembro. Após isso, o problema parece que ficou resolvido, depois de avisos do Google e da AdGuard – mas será que deves voltar a confiar nesta app?

    Afinal, o que é que eles fizeram exatamente?

    Como podes ver na imagem abaixo, depois de instalado, o software comunica com vários endereços considerados spam e malware por vários antivírus. Como isto é tudo feito em Android e com a tua permissão – que deste ao aceitar o download – tudo isto é “quase legal”.

    Mas de acordo com a AdGuard, o software “passou a linha vermelha” e estava a fazer algo para o qual não era permitido fazer.

    Além da comunicação já referida, o software enviada os seus servidores, o teu endereço Gmail associado ao smartphone, idioma do teu smartphone, localização, tipo de rede que usas, resolução de ecrã, versão do Android e número da “build”, modelo do equipamento, etc. Os dados são muitos, e preocupantes.

    O problema acontece com as duas apps, esta e esta.

     

    Que alternativas existem?

    Como dissemos, o problema parece resolvido de acordo com a AdGuard. Mas valerá a pena confiar numa pessoa que fez isto uma vez e “brincou” com 200 milhões de utilizadores?

    Tens duas opções: continuas a usar o GO Keyboard ou mudas para outro. Tens vários  na Play Store, procurando por “keyboard”. Sugerimos-te  o Swiftkey Keyboard.

    Partilhe no Facebook
    Loading...