Ferramenta online permite-te saber se as tuas passwords são fortes

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.166.233.99 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Usas – ou pelo menos devias usar – várias passwords para os vários sites onde tens login. Mas será que as tuas passwords são fortes?

    Por norma as passwords devem termais de 8 caracteres, serem compostas por números e letras e terem caracteres especiais. Mas, para teres a certeza, foi criada uma ferramenta que te diz exatamente se a password é forte e quanto tempo demora a ser “crackada”.

    A ferramenta foi adaptada por Teotónio Ricardo, criador da Webtuga, uma empresa de alojamento web nacional.

    A ferramenta não envia nada para o servidor, e corre os testes em “cliente side”, ou seja, com a ajuda do teu browser faz todos os “cálculos”.

     

    Preparado para testar a tua password? Então clica aqui:

     

    Passsword Segura @ Webtuga

     

    Entrevista ao autor do site

    O Teotonio decidiu dar-nos uma entrevista. Aqui está a resposta que ele forneceu ao Hackers Portugal, na integra:

     

    Porque razão decidiste criar esta ferramenta?

    A ferramenta foi criada com o intuito de demostrar aos nossos clientes a facilidade com que as suas passwords podem ser crackadas caso não adoptem a utilização de passwords devidamente seguras que contenham não só letras e números, mas também outros caractéres e que sejam grandes o suficiente para que não valha a pena os recursos e tempo gasto a quem possa estar a tentar decifrar as mesmas. Ainda verificamos muitas situações em que os clientes utilizam passwords como “123456”, umas vezes em situações de testes, outras em soluções em produção, pensando que ninguém se irá dar ao trabalho de tentar entrar nas suas contas. No entanto esta será uma das primeiras passwords a ser utilizada por qualquer botnet que esteja a tentar fazer bruteforce no sistema, principalmente no que diz respeito a plataformas web open-source como WordPress e Joomla, que pela sua popularidade, se tornam um alvo bastante atractivo para as Botnets.

     

    Achas que os Portugueses têm más passwords nas suas contas?

    Por norma os Portugueses têm o hábito de facilitar no que diz respeito à segurança, quer estejamos a falar a nível de passwords, quer seja a nível de cópias de segurança. Não é por nada que em muitas listas de “Top Passwords” surjam palavras como “portugal”, “sporting” e “benfica”. No entanto esta é uma situação que tem vindo a melhorar ao longo dos anos, sendo cada vez mais vísivel a adoção de autenticação de 2 factores, principalmente pelas camadas mais jovens no que diz respeito aos seus e-mails e perfis de redes sociais. Cabe também às empresas adoptarem medidas para forçarem aos clientes a utilização de passwords mais seguras e permitirem a utilização de métodos de autenticação adicionais (2 factor authentication).

     

    Achas que esta ferramente vai fazer a diferença?

    Esta ferramenta poderá ajudar as pessoas a pensarem melhor nas passwords que utilizam, uma vez que aquela passwords que pensavam que nunca ninguém iria adivinhar, possivelmente não será assim tão difícil de descobrir.

    Partilhe no Facebook
    Loading...