Facebook multado em 1.2 milhões de Euros por violar a privacidade dos cidadãos em Espanha

Loading...

A situação ocorreu com o regulador Espanhol, mas também acontece em Portugal, embora a CNPD até ao momento nada tenha feito.

A rede social está mais uma vez encrencada com um problema legal. O equivalente à Comissão Nacional de Proteção de Dados, mas na Espanha, a Agencia Española de Protección de Datos, decidiu multar o Facebook em 1.2 milhões de Euros.
Por trás da razão que levou à multa encontra-se a já conhecida política do Facebook e não respeitar a privacidade dos cidadãos.

A resolução, com data de 21 de Agosto, dita vários procedimentos ilegais, à luz da lei de proteção de dados espanhola, entre eles:
– o facto de o Facebook fazer o tracking das pessoas que usam o botão like fora da rede social, por exemplo, quando alguém apresenta uma caixa de texto com “Like”, como esta que vamos mostrar a seguir (apenas mostra no site):

[ads]

– o facto do Facebook não apagar dados estatísticos dos utilizadores registados quando já não os utiliza, e, alias, indica a agência, o facto dos dados serem mais tarde reutilizados sem conhecimento dos utilizadores
– a coleta de dados religiosos, étnicos, preferências pessoais e outros sem o consentimento expresso do utilizador, e com interação direta dos servidores do Facebook
– as regras pouco claras quanto à sua política de priviacidade
– entre outras informações

O Hackers Portugal obteve o documento em PDF, que podes ler aqui:

 

Todas estas violações acontecem também em Portugal, embora não tenha existido qualquer multa.

Consulta estes links seguintes para tirares o maior proveito, e também mais seguro, da tua conta de Facebook:

Queres saber a password do Facebook de alguém? Então NÃO faças isto…

Como teres a tua conta de Facebook segura e à prova de hackers

Agora há uma forma fácil de descobrir perfis falsos no Facebook

Este é o teu perfil “alternativo” (e oculto) de Facebook

Partilhe no Facebook
Loading...