Existem cada vez menos utilizadores a usar o Tor em Portugal

O Tor, uma ferramenta de anonimato online grátis, é cada vez menos usado pelos Portugueses.

Mesmo depois de anunciadas medidas severas para uma maior monitorização das comunicações dos Portugueses em nome do combate ao “terrorismo” (???) o Tor continua a ser cada vez menos usado em Portugal.

As pedidas, de acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, dão conta de que “o Governo reforçou os poderes dos serviços de informações (SIS e SIED), dando-lhes pela primeira vez acesso aos dados de tráfego de comunicações, uma medida enquadrada no combate ao terrorismo e saída ontem da reunião do Conselho de Ministros”.

Seremos todos terroristas? Talvez.

 

O Tor teve o seu auge no segundo semestre de 2013, ao mesmo tempo que Snowden divulgava as informações da NSA que viriam a mudar o mundo. Desde Essa altura que o número de utilizadores caiu de 35.000 para os actuais 10.000 em apenas dois anos. Antes das revelações de Snowden, o Tor era usado por quase 5.000 pessoas apenas. Já as ligações por bridge (nãp directas) não vão desde os 10 aos 50 utilizadores apenas.

Os dados são públicos e divulgados no Tor Metrics, um site de estatísticas do Tor.

 

userstats-relay-country-2013-07-01-off-2015-07-01-pt

 

O Hackers Portugal recomenda a todos o uso do Tor para a proteção de algumas atividades online que, legais ou ilegais, devem ser consideradas privadas, tal como estipulado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, artigo 12, que indica que ninguém sofrerá intromissão na sua vida privada.

O Tor além de poder ser usado como browser pode também ser integrado em outras aplicações seguindo estes passos.

 

Porque motivo o Tor está a deixar de ser usado?
Que alternativas recomendas? VPN ou outras?

#tog

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets