Conhece aqui formas de proteger ficheiros sensíveis no teu computador

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.156.67.122 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Hoje em dia, encriptação é a chave para a protecção digital. Encriptar ficheiros é um “must have” para várias pessoas. É por isso que devemos criar camadas de protecção no nosso computador e não concentrar os recursos apenas num dispositivo físico (pode-se danificar ou ser roubado).

    Eis algumas formas de protegeres arquivos e cifra-los para que não possam ser lidos sem uma password:

     

    1 – 7Zip

    Faz o downlaod do 7Zip aqui. Depois de o instalares, selecciona o ficheiro ou ficheiros a proteger e com o botão direito do rato clica em 7Zip > Add to archive. Em seguida, verifica estas informações a vermelho. Na prática, podes encriptar o ficheiro com uma boa password que ficará cifrado com a cifra AES-256, considerada segura.

     

    2 – AxCrypt

    O AxCrypt permite encriptar ficheiros da mesma forma que o 7Zip. A chave de encriptação é AES-128 que segundo especialistas deve ser inquebrável até, pelo menos, o ano 2030. O software é fácil de configurar e basta instalá-lo. E, claro, é grátis (mas também tem uma versão paga). Podes fazer o download aqui.

     

    3 – VeraCrypt

    O VeraCrypt funciona de forma diferente, encriptando o teu disco rígido. O processo é (muito) mais demorado do que o 7Zip o que nem sempre te permite usa-lo devido às restrições de tempo. No entanto, a solução é mais completa. O VeraCrypt pode ser obtido aqui e podes ver aqui um vídeo de como instalar:

     

     

    Dica extra: Guardar ficheiros na Cloud

    Quando os ficheiros estão na Cloud e não no teu PC, estão imunes ao facto de roubo, perda ou esquecimento do local onde os deixaste. Podes criar uma conta gratuita de e-mail no ProtonMail que é um e-mail gratuito e depois uma conta no DropBox para o guardar, sem que a tenhas, preferencialmente, sincronizada no PC, e acedendo apenas via web. Quem diz DropBox diz qualquer outra conta de Cloud, porque enviando para lá o ficheiro encriptado de uma conta de e-mail “nova”, ninguém o vai conseguir abrir.

     

    Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para ti.

    Partilhe no Facebook
    Loading...