Ecosia: um motor de busca que respeita a tua privacidade e te ajuda a plantar árvores

Sabias que cada pesquisa que fazes no Google a empresa fica a conhece-te um pouco melhor? No nosso artigo “consulta aqui aquilo que o Google sabe sobre ti” mostrámos-te como é possível o Google saber informações tuas através das tuas pesquisas, como a tua idade aproximada, a localização onde vives, os teus hábitos de pesquisa, o que gostas, etc.

Mas existem alternativas a isso como o DuckDucGo que permite fazeres pesquisas descentralizadas na Internet. Mas há um motor de busca que é ainda melhor, porque além de permitir pesquisas privadas – e que não “leakam” dados pessoais teus ou hábitos de procura, ainda ajuda a plantar árvores. Em resumo matemático, uma árvore é plantacada a cada 12 segundos e já foram plantadas três milhões de árvores.

Parece uma coisa banal, mas plantar árvores significa uma maior durabilidade do nosso planeta. E se pensas que eles apenas ajudam com uns tostões… estás enganado. Na realidade, a empresa criada em 2009 tem bastante lucro e cerca de 80% do lucro total da empresa é doado para esta coisa. Cerca de 50 mil a 80 mil dólares por mês (e o valor está a aumentar).

Podes aceder aqui ao Ecosia e começar já a pesquisar. Ou em alternativa instalar esta extensão para Chrome por forma a totnares o Ecosia o teu motor de busca predefinido.

Mas isto é mesmo seguro?

Sim. De facto, a política de privacidade do DuckDuckGo é na generalidade igual à do Ecosia. Enquanto o Ecosia afirma que não guarda dados e que só parte do teu IP e o teu browser são registados, o DuckDuckGo diz a mesma coisa.

 

Queres ajudar a plantar uma árvore e contribuir para um mundo melhor? Então faz uma pesquisa no Ecosia!

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets