É seguro fazer o download de torrents?

Loading...

Os torrents estão há mais de uma década no centro das atenções da comunidade que gosta de “sacar coisas”. Têm sido alvo de muitas restrições nomeadamente com o Memorando de Entendimento assinado há uns anos onde tentaram bloquear alguns sites, entre eles sites de torrents. Mas é seguro, afinal, fazer o download de torrents? É pois, mas precisas de te manter anónimo enquanto o fazes.

Num torrent podes encontrar desde filmes, series, anime, jogos, passando por coisas menos comuns como ebooks antigos, livros digitalizados ou até, imagine-se, videoclips (sim, ainda há quem seja do tempo em que colocar torrents com videoclips estava na moda). E isso dá-te um mundo que nunca encontras numa pesquisa “normal” do Google enquanto queres tornar-te um “pirata”. 🙂

É normal que te percas um pouco e perguntes, mas afinal quais são os melhores sites para torrents? Não te preocupes porque todo os anos o TorrentFreak lista os 10 melhores sites do ano para torrents.

Além de te manteres seguro, lembra-te ainda que deves ter o teu cliente de torrent atualizado, par garantires uma maior estabilidade e te livrares de bugs.

 

## O que é o Bittorrent?

O sistema Bittorrent é a partilha de pequenos pedaços de ficheiros que, juntos, são o teu ficheiro “original”. Criado numa altura onde a Internet era demasiado lenta para se fazer o download de grandes ficheiros, esta tecnologia permitia a várias pessoas partilhar o mesmo “bocado” de um ficheiro para depois, sendo muitas pessoas a partilhar, o download ser mais rápido.

Depressa esta tecnologia ficou ao funcionamento dos piratas que a utilizaram para a partilha de música, jogos e outras coisas nem sempre legais.

 

## Os torrents em Portugal

Há alguns anos que a maioria dos sites de torrents estão bloqueados em Portugal por causa do Memorando de Entendimento assinado entre uma entidade privada e uma entidade governamental. O site sitesbloqueados.pt permite visualizares uma lista de sites bloqueados que ao dia de hoje já são mais de 2000. Mas, se isso te acontecer, basta alterares os servidores de DNS para que os sites voltem a funcionar normalmente. Depois disso, podes aceder aos sites de torrents sem problemas.

 

### Alterar servidores de DNS

O CloudFlare é um serviço que protege de ataques informáticos e garante que vários órgãos de comunicação social e sites que difundem a liberdade de expressão se mantém online quando pressionados através de DDoS ou outro tipo de problema informático.

É e sempre foi uma empresa que se preocupou, em geral, com a privacidade dos seus clientes e utilizadores.

Não é, por isso, de estranhar a atitude do CloudFlare e criar uma parceria com a Asia-Pacific Network Information Centre (APNIC) que tinha o IP 1.1.1.1 e decidiram criar algo que faz concorrência ao Google – mas até é melhor! Eles garantem que nunca, jamais, vão vender os teus dados. E vindo desta empresa, é algo que podes acreditar.

Além disso isto não é apenas beneficio para quem usa torrents, mas sim para quem navega na Internet. Porque o servidor de DNS sendo internacional atualiza mais rapidamente e também pode oferecer uma experiência de Internet mais rápida. O que tens a perder? Nada. 🙂

 

Mas lembra-te, faz sempre tudo isto com segurança conforme te dissemos lá em cima…

Partilhe no Facebook
Loading...