Como saber quando, por quem e quantas vezes são abertos os teus e-mails

Ainda usas o recibo de leitura? Isso era óptimo, mas há dez anos atrás.

Há vários motivos para não se usar o recibo de leitura, entre eles: o facto do Gmail não responder estes recibos, o facto das pessoas terem a opção de escolha de não os enviar e ainda o facto de muitas vezes terem que ser manualmente inseridos no e-mail.

E por todos estes (e mais alguns) motivos é que esta técnica relativamente mais nova que os recibos de leitura funciona muito melhor.

O Sidekick

Este addon para Chrome e para o Outlook, chamado Sidekick, permite rastrear quem abre o teu e-mail e quando é que o abre. Esta ferramenta é interessante por pode-te dizer:

  • A que horas o e-mail foi aberto
  • Quantas vezes foi aberto
  • Se foi reencaminhado (e se sim, para quem, e quando é que essa pessoa o abriu)
  • Em que dispositivo foi aberto

 

Como utilizar?

No Gmail, basta clicar no botão para escrever uma mensagem e automaticamente a função de tracking está activa. No Microsoft Outlook exactamente o mesmo: quando escreves uma mensagem, automaticamente a mensagem é enviada com o “tracking”.

email-tracking

No entanto, antes disso, é preciso instalarmos uma extensão no Google Chrome ou uma aplicação para o Microsoft Outlook. Não te preocupes, a instalação é bastante simples: para Chrome clica aqui e para Microsoft Outlook clica aqui.

O “tracking” é feito usando uma imagem transparente colocada no e-mail, e cada vez que a mensagem for “vista”, o servidor estabelece uma ligação com a pessoa que enviou a mensagem e notifica-a em alguns segundos.

 

Interessado em saber mais? Então confere tudo no site do Sidekick.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets