Drones monitorizam dispositivos móveis para empresas

Sabias que além dos Estados Unidos (NSA + FBI) e das forças de segurança, algumas empresas de publicidade também monitorizam telemóveis e smartphones com recurso a drones?

Uma empresa de publicidade com sede na Singapura, AdNear, que se descreve como “melhor plataforma de localização inteligente”, usa um pequeno número de drone a sobrevoar San Fernando Valley em Los Angeles desde Fevereiro para monitorizar sinais de Wi-Fi e transmissões móveis.

Não são apenas estas empresas de publicidade que nos espiam. Drone e técnicas de rastreamento são há muito usadas por hackers e agências de inteligência.

Técnicas de rastreamento não são de todo novidade nem um conceito diferente. O ano passado, documentos revelados por Edward Snowden, revelaram que a agência de espionagem Canadiana, usava as mesmas técnicas para rastrear clientes de empresas de aviação, capturando a identidade do dispositivo (MAC Address – número de identificação único de 12 dígitos) através de uma rede Wi-Fi aberta num dos maiores aeroportos Canadianos, mesmo até dias depois destes abandonarem o aeroporto.

Acerca de um ano atrás, uma equipa de investigadores de segurança da Sensepoint com base em Londres, criou um “snoopy-drone” que intercetava dados de smartphones através de “spoofing” de redes Wi-Fi que esses dispositivos já tinham acedido antes. Ao fazerem isto conseguem com que o drone se conecte ao dispositivo sem qualquer tipo de autenticação ou interação do utilizador.

Parece que uma nova era está para vir. É sem dúvida uma tecnologia maravilhosa, mas trás sérios riscos de segurança que deveriam ser todos regulamentados.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Sobre o autor

Rawstring
Há coisas bem melhores que ficar no computador.. Tal como ficar na cama com teclado e rato wireless.. :)
Floating Widgets