Drone a voar perto de ti pode capturar informações na tua rede

Não são precisos hackers, crackers ou bugs. Basta um Drone.

Os Drones são aparelhos pilotados remotamente com capacidade de sobrevoar qualquer edifício ou zona habitacional. Em Portugal ainda não existe legislação concreta para Drones, mas lá fora isto já é possível.

Imagina que estás numa empresa a fazer um trabalho. A tua impressora é Wireless. Acabas de fazer o trabalho, que é confidencial, e envias para a impressora. Agora imagina que um Drone está a sobrevoar o edifício onde trabalhas e intercepta esse sinal.

Pára de imaginar. Isto é possível de acontecer e é real.

Investigadores da iTrust, um centro de pesquisas universitário, conseguiram colocar um smartphone num Drone com duas aplicações:

  • A primeira, para detectar pontos de Wifi abertos com impressoras
  • A segunda, para criar um ponto de acesso com o nome igual e que “passe por cima” do outro, fazendo com que as pessoas enviem os seus trabalhos para esta rede

Aqui fica um vídeo de demonstração:

Mas além de um Drone, este grupo fez ainda um teste com um robot de limpeza (uma espécie de um aspirador, mas mais sofisticado) usado por algumas empresas de limpeza industrial. O efeito foi o mesmo: pesquisas e alterar pontos de acesso.

O que achas deste método de “roubar” informação? Isto ainda vai demorar alguns anos a ser permitido e feito em Portugal, mas lembra-te que o tempo passa a correr.

 

#protuga

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets