Computadores Lenovo infectados com Rootkit que instala software sem saberes

A firma chinesa Lenovo está (novamente) na mira dos internautas. Desta vez, a empresa está a instalar software sem que tu saibas e sem a possibilidade de o removeres.

Estávamos em Fevereiro deste ano quando escrevemos que “O Superfish, uma aplicação para ‘ajudar’ os consumidores nas suas compras online, está a tornar-se numa ameaça séria. É tão séria que a Lenovo fez um press release a dizer que os futuros computadores não iriam ter mais este software”.

Agora, uma nova ameaça vindo da Lenovo está sob a mira dos internautas.

Em causa está a aplicação Lenovo Service Engine (LSE). A Lenovo coloca no firmware das boards dos seus computadores o Lenovo Service Engine e, se instalarem o Windows, este firmware actualiza drivers e ficheiros, antes do Windows iniciar pela primeira vez, alterando as configurações do Windows antes do sistema operativo iniciar.

Todos os computadores fabricados antes de Junho deste ano estão afectados, já que a Lenovo deixou de colocar o LSE nos computadores a partir desse mês.

 

Como remover?

Depois da Lenovo ser (novamente) apanhada foi forçada a criar uma forma de resolver o problema. Esta informação no site oficial deles tem tudo o que precisas para remover este software.

Lembra-te de partilhar esta informação com os teus amigos ou de lhes dizeres para instalarem Linux porque assim este problema não acontece! 🙂

 

#tog

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets