Compraste um PC novo com Windows? A Microsoft pode ter a tua chave de encriptação.

  • ATENÇÃO – não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.162.132.79 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Se compraste recentemente um computador com Windows e a Microsoft “ofereceu-se” para o encriptar, para que os teus dados estejam seguros caso te roubem o PC, então estás em sérios problemas.

    É que além de assegurar a encriptação do teu PC, provavelmente a Microsoft tem a chave de encriptação desse mesmo computador, portanto, esta pode ser transmitida a autoridades, ou potencialmente usada pela Microsoft como bem quiser.

    Se estás a usar um computador recente com hardware que te um chip que permite a encriptação de dados, ao instalares/iniciares o Windows terá sido “oferecida” a encriptação. E, como muita gente o faz, ao usar o Windows 10 loga-se com a sua conta Microsoft em vez de uma conta local. É mais fácil e tem tudo sincronizado, certo? Mas além de tudo o que tu queres, também sincroniza o que não queres.

    É o caso da tua chave de encriptação, que permite a terceiros aceder ao teu disco supostamente “encriptado” de forma fácil e imediata.

    Esta encriptação não é o mesmo do que o BitLocker. O BitLocker oferece três opções para guardar a chave de encriptação: guardar na conta Microsoft, guardar numa pen USB ou imprimi-la. Mas a versão mais básica do Windows, a Home, não tem o BitLocker, é apenas um software de encriptação da Microsoft.

     

    O que fazer para resolver isto?

    Primeiro que tudo deves desencriptar o teu disco e usares o VeraCrypt. O VeraCrypt é um programa independente que encripta o teu disco de forma mais a existir uma maior dificuldade de acesso por terceiros.

    Em alternativa, podes continuar a usar a tua encriptação (algo que não é recomendado) mas apagares a tua chave de encriptação dos servidores da Microsoft. De acordo com o The Intercept, para apagares a tua chave de encriptação deverás ir a este site e remover qualquer chave que esteja presente. Ainda assim, isto não chega, porque outros podem já conhecer a chave que apagaste. O melhor é mesmo desencriptar o disco usando o software Microsoft e depois usar o VeraCrypt.

     

    #ruicruz

    Partilhe no Facebook
    Loading...