As chamadas anónimas incomodam-te? Fica a saber aqui como podes “ver” os números privados que te ligam!

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.226.172.30 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Se estás farto ou conhece quem esteja de receber chamadas anónimas, há uma forma legal de saberes quem te liga ou quem te ligou em privado. O Hackers Portugal mostra-te o que deves fazer.

     

    Não precisas de recorrer a hacking ou a qualquer técnica menos legal. É possível, legalmente, saber quem te liga em privado, desde que o justifiques muito bem. O Hackers Portugal sabe que o sucesso depende da justificação dada.

    Se és daquelas pessoas que recebe todos os dias chamadas anónimas com insultos, ou onde as pessoas não falam ou outro tipo de chamadas que te incomodam e não têm número, fica a saber que há forma legal de saberes quem te ligou ou quem te vai ligar nos próximos 30 dias.

     

    Mas isto é mesmo possível?

    O pedido tem que ser feito à tua operadora, que depois o encaminha à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) que por sua vez delibera no sentido de autorizar ou não o desbloqueio da confidencialidade dos números. Isto significa que numa rede GSM os números embora te apareçam como confidenciais, são disponibilizados às operadoras, que não os podem divulgar.

    O pedido é formulado nos termos da Lei da Protecção de Dados Pessoais e Privacidade nas Telecomunicações. Pessoais. Clara Guerra, da CNPD, disse ao jornal Público que “Quando é levantado o sigilo quem faz a chamada passa a ouvir uma gravação a informar que a chamada vai ser identificada e a perguntar se quer continuar com a ligação, a maior parte das pessoas não prossegue com a chamada”.

    A referida lei, diz no seu artigo 10.º, o seguinte:

    1 – As empresas que oferecem redes e ou serviços de comunicações electrónicas acessíveis ao público devem, quando tal for compatível com os princípios da necessidade, da adequação e da proporcionalidade, anular por um período de tempo não superior a 30 dias a eliminação da apresentação da linha chamadora, a pedido, feito por escrito e devidamente fundamentado, de um assinante que pretenda determinar a origem de chamadas não identificadas perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada, caso em que o número de telefone dos assinantes chamadores que tenham eliminado a identificação da linha é registado e comunicado ao assinante chamado.

     

    Como faço este pedido?

    O pedido deve inicialmente ser feito à tua operadora. Deves enviar uma carta ou um FAX a identificares:
    – o teu número e os teus dados
    – a data em que recebeste chamadas anónimas ou o espaço temporal que pretendes desbloquear a confidencialidade
    – ou em alternativa, solicitar expressamente que nos próximos 30 dias o desbloqueio das chamadas confidenciais seja ativo
    – o motivo, que deve ser um motivo forte

    Liga para o teu operador para saberes qual a morada ou o número de FAX. Se estes recusarem-se a dar esta informação, podes recorrer à DECO ou efetuar uma denúncia ao órgão de comunicação social Tugaleaks que é especialista na cobertura de assuntos tecnológicos.

    Eis alguns exemplos de motivos válidos: chamadas a qualquer hora do dia e da noite, chamadas no local de trabalho, chamadas com insultos para posterior apresentação de queixa-crime, chamadas onde quando atendes te desligam a chamada de imediato, etc.

     

    A operadora envia posteriormente o pedido à CNPD para depois deliberar. Isto pode demorar algumas semanas.

     

    Mas se isto não resolver…

    Se não queres esperar, aqui tens duas opções, para Android e iOS, que te desligam automaticamente as chamadas anónimas. Para Android temos a Simple Call Blocker e para iOS temos este tutorial.

    Partilhe no Facebook
    Loading...