Conhece aqui a forma de eliminar informações do teu computador de forma definitiva

  • ATENÇÃO - não estás seguro na net!
    Detectámos que estás a usar o IP 54.226.132.197 e que estás em Ashburn (ou perto) no país United States. Se nós conseguimos saber isto, os outros sites por onde andas também conseguem.

    Compra aqui a tua VPN profissional e navega seguro na Internet!

  • Isto parece uma piada, mas não é. Para eliminar basta enviar para a reciclagem, ou apagar a reciclagem, ou formatar, não é? Ora, quem pensa assim está errado, muito errado.

    Não é o Delete, o Shift Delete ou até o formatar um computador que vai apagar dados. Com técnicas forneces, é ainda possível obter informações e ficheiros mesmo usando tocas as técnicas descritas acima.

    A solução é utilizar um método para eliminar completamente, e de forma permanente, quaisquer vestígios de que os dados ou ficheiros estiveram alguma vez no teu computador.

    O método chama-se Gutmann, em homenagem aos seus criadores, Peter Gutmann e Colin Plumb, que em 1996 criaram um método para apagar definitivamente conteúdo de discos (incluindo os SSD).
    Estamos a falar não só de ficheiros como também de pastas que contenham vários ficheiros.

    Como uso isto?

    Para Windows, usa o Eraser. É grátis e fácil de instalar. O download pode ser feito aqui e após instalares e configurares, conforme a imagem abaixo, podes simplesmente clicar em qualquer ficheiro ou pasta com o botão direito do rato e carregar em Era-se.

    Confere as configurações aqui:

     

    Para Linux, podes usar o Srm, também gratuito. O download pode ser feito aqui. No terminal, em vez usares o comando rm (remover), usas o srm, e desta forma os ficheiros são mesmo eliminados.

     

    Mas o que é que isto faz ao certo?

    Em poucas palavras, se usares apenas as funções nativas do computador, o teu sistema operativo marca apenas o espaço como livre, não apagando o seu conteúdo.
    Com estas aplicações, o conteúdo é “passado” por dados random até 35 vezes, garantindo que tecnicamente não se conseguem recuperar os dados.

     

    Se tens dados a apagar, usa esta ferramenta.

    Partilhe no Facebook
    Loading...