Esquece os DNS do Google. Este novo serviço de DNS do CloudFlare protege-te e respeita a tua privacidade

Loading...

Já não é novidade que o Google tem tido formas de nos monitorizar. O Facebook também. Por isso, em quem devemos confiar? Uma (boa) alternativa pode ser o CloudFlare.

O CloudFlare é um serviço que protege de ataques informáticos e garante que vários órgãos de comunicação social e sites que difundem a liberdade de expressão se mantém online quando pressionados através de DDoS ou outro tipo de problema informático.

É e sempre foi uma empresa que se preocupou, em geral, com a privacidade dos seus clientes e utilizadores.
Não é, por isso, de estranhar a atitude do CloudFlare e criar uma parceria com a Asia-Pacific Network Information Centre (APNIC) que tinha o IP 1.1.1.1 e decidiram criar algo que faz concorrência ao Google – mas até é melhor! Eles garantem que nunca, jamais, vão vender os teus dados. E vindo desta empresa, é algo que podes acreditar.

Porque é que eu devo estar preocupado?

Muitos serviços de DNS, como aqueles que o teu ISP pode disponibilizar, permitem a consulta dos pedidos que tu fazes e o “log” dos mesmos. Isto é, podem saber que sites visitas através do DNS. E partilhar isso com autoridades judiciais ou apenas internamente. Em Portugal podem ainda bloquear mais de 1000 sites que não deviam estar bloqueados.

 

Mas é bom?

Este servio de DNS é 28% mais rápido do que o Google DNS. Acredita, aqui estão os testes:

Isto quer dizer que, quando visitas um site, ele abre mais rápido, porque o pedido do DNS (ou seja, “onde” está um domínio) é feito mais depressa. Em suma, tens uma Internet mais rápida, e melhor.

 

Obrigado, estou convencido. E agora?

Para mudares em Windows, Centro de Rede e Partilha dentro do Painel de Controlo,d epois a Ligação de Área Local e por fim clica em Propriedades da tua ligação. Em seguida, segue estes passos na imagem:

Em seguida, coloca o endereço 1.1.1.1 no servidor de DNS primário. E pronto, já está.

Se tiveres dúvidas, ou se tiveres outro sistema operativo, há também vídeos a ensinar como isso se faz. acede ao site https://1.1.1.1 e no fim da página seleciona o teu sistema operativo. Terás um vídeo com mais detalhes para ver.

Partilhe no Facebook
Loading...