CIA disponibiliza para downlaod um manual para se fazer sabotagens como deve ser

Uma das coisas engraçadas na CIA (sim, a agência dos estados Unidos) é que alguns anos depois, certa informação é “desclassificada”. Ou seja, se a informação tiver sido previamente classificada como secreta, a informação é colocada disponível ao público.

Já apareceram algumas coisas interessantes nos materiais antigos da CIA, mas nada se compara ao Manual de Sabotagens que a CIA tem.

 

O Simple Sabotage Field Manual está disponível para download aqui e tem algumas coisas interessantes. A saber:

 

Sobre Organizações e Conferências (página 28)

  • Ponto 1) Insista em fazer tudo através de “canais”. Nunca permita o uso de atalhos de forma a acelerar as decisões.
  • Ponto 3) Sempre que possível, encaminhe todos os assuntos para comités, para “um mais aprofundado estudo e consideração”. Tente que esses comités sejam tão grandes quanto possível – nunca menos que cinco pessoas.
  • Ponto 7) Aconselhe sempre “precaução”. Seja sempre “razoável” e aconselhe os seus colegas a serem “razoáveis” e evitem pressas que podem sempre vir a resultar em embaraços ou dificuldades mais tarde.
  • Ponto 8) Mostre preocupação com a “propriedade” de cada decisão tomada. Questione a equipa sobre o facto da acção ou decisão tomada estar ou não contemplada na jurisdição de quem a tomou ou se poderá entrar em conflito com a politicas das hierarquias superiores.

 

Temos ainda outras pérolas, como por exemplo:

Sobre Encarregados e Supervisores (página 29)

  • Ponto 10) Para baixar a moral, e com isso baixar a produção, seja agradável para com os trabalhadores ineficientes, dê-lhe promoções indevidas. Discrimine os trabalhadores mais eficientes e queixe-se injustamente do seu trabalho.

 

A CIA tem ainda outros materiais desclassificados que podes ver aqui seleccionando o respetivo ano de publicação.

Achas que este manual funciona nos dias de hoje?

 

 

PS: obrigado ao Pedro pela tradução

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets