Se usas o Ccleaner, desinstala-o imediatamente

Loading...

Uma violação de privacidade é grave porque perdes a confiança no software. E desde que o CCleaner foi adquirido o ano passado que as coisas estão cada vez piores.

 

Já lá vai o tempo em que o CCleaner era um bom produto. Adquirido pela Avast, desde há um ano a esta parte as funções têm sido pioradas e as intrusões na tua privacidade têm também sido várias.

A última das quais foi a impossibilidade de desativar a partilha de dados com terceiros conforme podes ver por esta imagem:

Como podes ver, é um menu sem qualquer opção de selecção…

Nos fóruns de suporte, a empresa anuncia melhorias para a transparências nas “próximas semanas”, o que te deixa a pensar: tenho que esperar tanto tempo para ter a minha privacidade?

 

Entretanto, conforme podes estar recordado, no ano passado o programa foi vítima de malware e colocou vários milhões de pessoas em risco.

São mais do que motivos para recomendarmos, em boa consciência, que alteres o teu sistema de otimização de recursos e limpeza do computador.

 

E quais são as alternativas?

Há várias alternativas grátis e boas ao CCleaner. Este link mostra-te uma lista de várias alternativas grátis e sem funções “escondidas” que comprometem a tua privacidade.

Podes ainda ver esta lista de antivírus recomendados pelo Hackers Portugal que por vezes ajudam na otimização do computador, mas não são focadas nas mesmas ferramentas que o CCleaner.

 

É importante perceberes como estão a ser usados os teus dados. O CCleaner tem na sua política que pode partilhar a tua informação com terceiros, mesmo que isso não seja claro ao ponto de dizer “mas só se tiveres esta checkbox ativa”.
Portanto, derivado aos problemas presentes e do passado, mais vale mudares de software. 🙂

Partilhe no Facebook
Loading...