Bug no Facebook muda definições de privacidade para 14 milhões de utilizadores – e tu podes ser um deles!

Loading...

O Facebook admitiu que cerca de 14 milhões de pessoas estão afetadas por este bug. E há uma forma de saberes se estás afetado, ou até de alterar estas definições.

Normalmente o Facebook permite que tu controles as tuas definições de privacidade, ou seja, quem pode ver os teus posts, quem te pode enviar pedidos de amizade, etc. Mas nem sempre o Facebook mantém essa informação em “ordem”, e foi isso que aconteceu.

A situação aconteceu em Maio deste ano, tendo a duração de quatro dias. Nestes quatro dias, várias pessoas tiveram os seus posts marcados como públicos mesmo que as suas definições fossem a de um post só para amigos.
Ao fim desses 4 dias o Facebook deu conta do erro e demorou outros 5 dias a resolvê-lo.

No entanto, é sempre bom verificares se realmente foste afetado e se as definições de privacidade que escolheste estão bem selecionadas, ou até de as alterares.

 

Como posso fazer isso?

O Facebook tornou muito transparente e fácil tratar e modificar estas definições. A opção é simples e intuitiva e leva-te apenas alguns minutos a rever.

Vai a este link ou vai a Definições > Privacidade no Facebook, e tens listadas todas as tuas definições de privacidade.
Chamamos-te à atenção para as definições mais importantes:

  • Quem pode ver as tuas publicações futuras?: esta opção permite que definas quem vê os próximos posts que fizeres, por isso, se a tua conta for uma “conta familiar”, digamos assim, e só tenhas pessoas conhecidas no teu Facebook, coloca para só amigos verem.
  • Rever todas as tuas publicações e coisas em que te identificam: normalmente deves rever quando as pessoas te fazem “tag”, caso contrário podes espalhar vírus no Facebook que, para se multiplicarem, citam amigos da pessoa infetada na esperança que apareça de forma imediata no seu mural.
  • Quem pode enviar-te pedidos de amizade: esta opção deve estar selecionada para “amigos dos meus amigos” e desta forma evitas pedidos de amizade de “spam” e de pessoas que não conheces

Podes ver todas estas definições, tal como indicámos, neste link.

 

Partilhe no Facebook
Loading...