O BlackBerry Messenger já não é seguro

Ainda te lembras do… BlackBerry?

Outrora famoso pela sua robustez e segurança, hoje está um pouco esquecido no mercado dos telemóveis. Mas uma das coisas pelas quais era positivamente notado era pela segurança do seu serviço de Messenger, o BlackBerry Messenger.

Mas já nem isso.

De acordo com informações obtidas pelo Vice, á polícia do Canadá tem a “chave mestra” do BlackBerry Messenger desde 2010, tendo decifrado cerca de 1 milhão de mensagens até aos dias de hoje.

 

Mas como é isto possível?

Ao que parece o BlackBerry Messenger não é tão seguro quanto se pensa. A chave que cifra as comunicações de do Messenger era apenas uma, e usada para todos os clientes.

Vejamso como exemplo o Signal – aplicação recomendada por Snowden. Nesta aplicação cada utilizador tem a sua própria chave, que armazena no seu dispositivo móvel, fazendo com que o “servidor central” apenas envie a informação mas não tenha conhecimento dela.

No BlackBerry Messenger a chave era propriedade do próprio sistema, o que comprometeu todos os utilizadores.

 

Tenho BlackBerry! E agora?

Infelizmenteo  Signal não funciona no BlackBerry e as aplicações de segurança para o BlackBerry são praticamente inexistentes devido à fraca quota de mercado actual. Por isso, terás que optar por aplicações “web”.
O que recomendamos neste caso será o hack.chat, um serviço que permite comunicar de forma segura através de uma página web.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets