Como verificares se o teu smartphone Android está seguro? Basta instalar esta aplicação!

O teu smartphone contém toda a tua vida digital. É por isso mais importante muitas das vezes do que tudo o que tenhas escrito em papel.

Tem as mensagens que trocas com os teus amigos, as fotos que tiras com o/a namorado/a ou conjugue, ou o teu login nas redes sociais como o Facebook.

No entanto, existem vários perigos na Internet. Estes perigos são, por isso, uma causa para problemas sérios porque podem fazer com que o teu telemóvel seja acedido por terceiros, usando e capturando os teus dados sem autorização.

Depois de testadas várias ferramentas, o Hackers Portugal chegou à conclusão que existe uma ferramenta para Android que testa as vulnerabilidades no teu sistema e te indica quais são. A ferramenta é grátis e por isso todos a podem usar.

 

A ZoneAlarm Mobile Security mostra-te todas as vulnerabilidades do teu Android, com especial ênfase em:

  • Dispositivo: procura vulnerabilidades conhecidas no teu dispositivo, testando-as e inumerando-as
  • Apps: procura numa base de dados em Cloud se alguma app que tens instalada é maliciosa, bem como efetua um scan de apps não conhecidas ou novas
  • Rede: verifica se a rede a que estás ligado é segura e encriptada

 

Esta app é grátis durante trinta dias. Mas passado trinta dias paga-se 3.29EUR por mês. No entanto, um scan feito uma vez vai-te mostrar as vulnerabilidades do teu smartphone, que na maioria dos casos são “exploits” que se resolvem com uma actualização de software.

Preparado? Então descarrega a app aqui:

ZoneAlarm Mobile Security

 

 

E se estiver afectado, o que devo fazer?

Em primeiro lugar, tenta fazer update de software ao teu smartphone. Se não tiveres updates, depende da operadora de telecomunicações fazer os updates rapidamente ou/e também da marca do teu smartphone que deverá disponibilizar os updates.

Mas não precisas de ficar à espera! Há certas coisas que podes fazer para minimizar o risco de seres afectado. Aqui ficam duas dicas importantes:

  • As falhas podem ser exploradas quando alguém te envia malware através do Facebook ou através de sites. Consulta esta lista de antivírus para Android e instala um deles. Desta forma, ficas mais protegido.
  • O malware pode também “entrar” através de aplicações. Quando descarregares aplicações no Google Play deves ver os comentários e quantas instalações tem (se isso estiver disponível). Por aí terás um feedback mais detalhado da aplicação. Tem cuidado com as apps que instalas!

No entanto, deves sempre insistir com o teu operador de rede quando compras smartphones bloqueados à rede ou que usem versões de software/firmware próprias.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets