500 milhões de contas Yahoo atacadas – consulta aqui o que fazer

Se tens conta no Yahoo! está na hora de fazeres algumas alterações. Isto porque a tua password pode estar disponível online, para hackers consultarem – ou venderem.

De acordo com a empresa, os hackers foram “apoiados por um país” e terão tido acesso a mais de 500 mil contas, incluindo passwords.

Ao mesmo tempo que isto acontecia, descobriu-se que o Yahoo espiava os e-mails e criou um software secreto para transmitir a informação dos e-mails para os serviços norteamericanos. E esta informação o Yahoo escondeu da sua própria equipa de segurança.

Aparentemente a empresa terá sido “forçada” a fazê-lo, mas esta história ainda não está definida.

 

Relacionado: Yahoo confirma que espia o e-mail dos seus utilizadores

 

Voltando ao ataque das contas de e-mail, que foi divulgado no final do mês passado, existem quatro passos fundamentais para poderes recuperar a tua privacidade e utilizar um serviço de e-mail como deve ser.

  1. Muda de serviço de e-mail. O ProtonMail ou o Mail2Tor são boas alternativas. Desta forma, os teus e-mails ficam encriptados e seguros em servidores que não são espiados pela NSA.
  2. Se quiseres continuar a usar o Yahoo, muda a tua password. Esta é a primeira coisa que tens que fazer, já que a tua password está disponível na deep web e pode ser usada para aceder ao teu e-mail.
  3. Activa o segundo factor de autenticação. Sempre que alguém se logar com o teu username e password, vais receber uma SMS ou uma chamada a indicar-te um código, que tens que introduzir para usares a tua conta. Para activares isso, segue estas instruções.
  4. Altera a tua password em outros sites. Se usas a mesma password de acesso ao e-mail noutros sites, convém fazeres a alteração o mais rápido possível, para que quem tenha acesso à base de dados não se lembre de se logar, por exemplo, na tua conta Facebook com o mesmo e-mail e palavra passe.

 

Como dissemos, o melhor é mesmo mudares de e-mail.

Compra aqui a tua VPN
Partilhe no Facebook

Floating Widgets